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Pesquisas concluídas

Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: uma análise do AEE no sistema público do Estado de RJ

Esta pesquisa visa investigar os impactos da política de Educação Inclusiva em diferentes sistemas públicos de ensino do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivos:


1) Analisar como as redes vêm se organizando para atender às novas diretrizes nacionais para inclusão escolar de alunos com deficiências e transtornos do desenvolvimento nos seguintes aspectos: financiamento e alocação de recursos; formação continuada de professores; oferecimento de atendimento educacional especializado; relação entre o professor do atendimento educacional especializado e o regente da classe regular;

2) Analisar como escolas especializadas estão se resinificando no atual contexto;

3) Elaborar um panorama quantitativo e qualitativo da estrutura educacional para a escolarização de alunos com deficiência intelectual;

4) Analisar a implementação das salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual;

5) Avaliar estratégias de aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI), como estratégia para favorecer o desenvolvimento, aprendizagem e inclusão de alunos com deficiência intelectual, no âmbito do ensino regular e em uma escola especializada.



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