pular para o conteúdo
Busca Interna.

Pesquisas concluídas

Educação Inclusiva na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo etnográfico do cotidiano escolar (...)

Este projeto foi constituído por três estudos articulados. O Estudo I teve como objetivo analisar o panorama geral do processo de atendimento educacional oferecido aos alunos com necessidades especiais, bem como discutir o papel e as ações desenvolvidas pela Educação Especial no âmbito da política de Educação Inclusiva em vigor nesta rede. Para tal foram utilizados como procedimentos de coleta de dados, análise documental e entrevistas com a Equipe Central do Instituto Helena Antipoff (IHA) e os Agentes de Educação Especial das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O Estudo II, de cunho etnográfico, focalizou a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no cotidiano de duas escolas públicas. O Estudo III objetivou, a partir dos dados obtidos por meio da etnografia, desenvolver junto aos professores das escolas participantes, com base na metodologia de pesquisa-ação, uma proposta de formação continuada voltada para a reflexão e o aprimoramento de práticas pedagógicas inclusivas.



Veja outras Pesquisas concluídas

Parcerias

UERJ