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Pesquisas concluídas

A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas

Este estudo teve como objetivo aprofundar questões referentes às políticas públicas e o processo de efetivação desta proposta em diferentes redes públicas municipais de ensino do Estado do Rio de Janeiro, com foco na interação entre os serviços de suporte da Educação Especial e o Ensino Regular.Ênfase foi dada aos processos de escolarização de alunos com deficiência intelectual, uma vez que esse alunado constitui um dos maiores desafios para inclusão e aprendizagem no ensino regular. Foram utilizados como parâmetros de análise:
a) o quadro de políticas públicas educacionais vigentes;
b) a cultura escolar, presente, por exemplo, nas percepções dos gestores educacionais em nível central, bem como professores, diretores e coordenadores pedagógicos, sobre o desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual incluídos em classes comuns do ensino regular;
c) práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Nessa última incluem-se a concepção de currículo e as suas adaptações, o projeto pedagógico da escola, bem como os processos de avaliação e encaminhamento dos alunos com necessidades educacionais especiais.



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