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Pesquisas concluídas

Políticas e práticas de inclusão escolar no Instituto de Aplicação da UERJ: impactos sobre a cultura escolar

Estas, historicamente, em função do processo competitivo de seleção para o ingresso e das concepções socialmente estabelecidas em relação ao perfil desejado do alunado, recebiam em seu corpo discente grupos academicamente mais homogêneos. Atualmente, em consonância com as demandas trazidas pelas atuais políticas de Educação Inclusiva,tais escolas vivem o desafio da inserção de alunos com diferenças significativas de desenvolvimento e aprendizagem, demandando uma reestruturação do seu projeto político pedagógico, suas práticas e organização interna, de modo geral.
A investigação apresentou-se como relevante pelas várias possibilidades que se vislumbravam, a partir do diálogo direto entre a universidade e a escola básica, e o acompanhamento e avaliação da implantação de rotinas e práticas pedagógicas alternativas para escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Vale destacar, ainda, que este projeto constitui-se uma parceria do ProPEd com o CAp, contribuindo, assim, com o favorecimento da formação docente inicial e continuada, na medida em que, conta com a participação de docentes da escola, além de alunos de pós-graduação e graduação.
Financiamento: CNPq (bolsa de produtividade em pesquisa - 1D - 2012-2015) FAPERJ ( Cientista do Nosso Estado - 2015-2018) UERJ (Prociência, 2014-2016)



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